A falta de preparo dos departamentos de Recursos Humanos

Muitos conhecidos, nesses últimos meses, se queixam  da negligência de algumas empresas em não se posicionarem quanto aos processos seletivos que decorrem. São queixas que vão desde a falta de devolutivas até o cancelamento de alguns processos. Recentemente, venho sentindo na pele esse tipo de situação, algumas delas beiram a situações um tanto estapafúrdias.

Gostaria de entender essas empresas que chamam o candidato para longos e desgastantes processos seletivos. Fazem-no participar de dezenas de testes e entrevistas. Em muitas oportunidades é preciso dispor de tempo e dinheiro (pois, há passagens para pagar) para no final anunciarem que a vaga foi cancelada ou colocada em stand by. Entre os pouquíssimos retornos, vem a informação que o problema é o atual cenário econômico. Ora, se esse é o motivador de todo o problema, os departamentos de recursos humanos, dessas empresas, precisam avaliar melhor seus processos seletivos a começar em não anuncia-los. Não dá para culpar somente a crise econômica pelos abruptos cancelamentos dos processos. É fato que estamos passando por um momento delicado, mas se houvesse um pouco de organização, sensibilidade e coerência os RH poupariam ambas as partes de extenuantes constrangimentos. Se possuem consciência que não podem contratar, porque despender tempo e energia em chamar um candidato? Isto, não só cria falsas expectativas (uma vez que o candidato esta desesperado por uma recolocação) como desgasta a todos. É, justamente, a falta de preparo e de não saber lidar com o atual cenário que explica o porquê de tanta desorganização e despreparo na área.

O fato é que os RH das empresas não estão sabendo lidar com a atual crise. Justo eles que deveriam estar preparados para o nada animador cenário. Isto me preocupa, pois são eles que melhor deveriam compreender o fator humano dos candidatos.

Leonardo Patikowski,

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s